A França é o 2º maior mercado de comércio eletrônico da Europa, com 41,8 milhões de franceses fazendo compras na Internet (números de 2021 de acordo com a Federação de Comércio Eletrônico e Venda à Distância). A Covid-19 desencadeou um enorme aumento das compras online em 2020, mantendo os seus níveis em 2021.

82,7% dos internautas da região de Paris são e-buyers. Os 200.100 sites comerciais ativos na França são liderados pela Amazon, Cdiscount, Fnac, E.Leclerc e Decathlon.

Com o aumento da preocupação com o meio ambiente, observamos o aumento do movimento “compre no local” (60% dos compradores compraram em um site local no ano passado) e nas compras de segunda mão (50% dos compradores compraram itens recondicionados em segunda mão no ano passado). Nesse contexto, vemos empresas de varejo adotando ações para reduzir sua pegada ambiental.

O ecossistema RetailTech e E-Commerce está crescendo rapidamente na região de Paris, com inúmeras startups cobrindo toda a cadeia de valor, desde a aquisição de tráfego na loja até a experiência do usuário na loja e pós-venda. Isso inclui o unicórnio Contentsquare para análise digital, a solução de pagamento Alma, o marketplace Back Market e a solução logística Cubyn.